Eu amo meu cabelo natural!

Zina Saro Wiwa, produtora de documentários e vídeos artísticos, percebeu um movimento muito interessante no mundo da beleza: as mulheres negras estão assumindo seus cabelos cacheados, crespos e volumosos, deixando de lado químicas para alisamento para cabelo afro.

Foi aí que Zina Saro Wiwa decidiu fazer um documentário sobre essa transição das mulheres negras aos cabelos naturais, que a cada dia ganha mais adeptas, fato que pode ser verificado em salões e até mesmo em números de empresas que fabricam produtos para alisar os fios.

Segundo um estudo desenvolvido nos Estados Unidos, as vendas de kits para alisamento dos cabelos caíram 17% de 2006 a 2011 e a tendência é que essa porcentagem aumente ainda mais nos próximos anos.

 

A diretora e produtora do documentário, que foi batizado como Transition, afirmou que percebeu durante as filmagens e entrevistas que esse movimento entre as mulheres negras tem origem na aceitação delas próprias, assumindo sua beleza natural.

Publicidade - LAMG

O mais bacana é que essas mulheres que assumiram seus cabelos naturais são prova de que é possível variar no penteado e criar visuais com tranças afro ou então prender os fios com acessórios e lenços, valorizando o poderoso volume natural de seus cabelos.

Curiosamente, o próprio mundo da beleza tem valorizado essa aceitação de si e do natural. Isso aparece no make nada que é recorrente no segmento de maquiagem, bem como na valorização do penteado cheio de volume, tranças afro e cachos, que inclusive é tendência no mundo dos cabelos, com destaque na beleza de desfiles das semanas de moda.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

x